Sobre os Métodos Ativos de Ensino

Os Métodos Ativos de Ensino surgiram nos últimos 50 anos, em vários contextos educacionais, muitos dos quais, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em universidades de vários países, com a intensão de se sobrepor as dificuldades de desempenho cognitivo não alcançadas pelos métodos tradicionais de ensino, como é o caso da participação cognitiva mais efetiva dos alunos, e formas de tornar o tempo útil de sala de aula mais eficiente na promoção da aprendizagem.  

Atualmente, na literatura acadêmica da área de Ensino de Física, temos algumas abordagens ativas que foram concebidas para o ensino e aprendizagem da Física, como é o caso do Peer Instruction, conhecido no Brasil como Instrução pelos Colegas, que foi elaborado pelo físico e professor da Universidade de Harvard (EUA), Eric Mazur, na década de 90, e também abordagens ativas concebidas no ensino de outras áreas do conhecimento, como é o caso do Team-Based Learning, conhecido como Aprendizagem Baseada em Equipes, elaborada pelo professor de gestão e negócios Larry Michaelsen, no final dos anos 70, na Universidade de Oklahoma (EUA), mas que já conta com elaborações voltadas ao Ensino da Física. 

Destacamos alguns métodos ativos: # Peer Instruction: propõe o debate em grupos de alunos de questões conceituais de Física, cuja regra do debate depende do desempenho individual dos alunos nas questo˜es; # Just-in-Time Teaching: propo˜e uma dinâmica sequencial de atividades prévias as aulas, as quais servem de base para a montagem das aulas, de modo a torná-las mais eficientes; # Team-Based Learning: propõem um conjunto estruturado de atividades com foco no trabalho colaborativo, autoavaliação e valorização dos membros da equipe; # Problem-Based Learning: foi inspirado no final da década de 60 nas ideias do psicólogo americano Jerome Seymour Bruner e do filósofo John Dewey, priorizando o processo de resolução de problemas de forma estruturada e interdisciplinar, mediada pelos docentes, com os discentes organizados em equipes, sendo referência no ensino superior de cursos da área da saúde. 

Em disciplinas como Metodologia do Ensino de Física, ofertada na Licenciatura em Física da UFPA, o LABDEF oferece assistência através da apresentação de algumas metodologias ativas, como as acima citadas, lendo e debatendo propostas já aplicadas em escolas de Ensino Médio e no Ensino Superior, publicadas em revistas acadêmicas da área de Ensino de Física, dando também suporte na utilização de recursos computacionais associados a estas abordagens.