Sobre Recursos Computacionais

Nas atividades do LABDEF direcionamos o uso de recursos computacionais com as seguintes finalidades: # Para o ensino e aprendizagem de Física, como é o caso dos softwares de modelagem matemática e científica, e que servem de representação dos fenômenos físicos; # Para a realização de atividades experimentais, servindo de instrumentação científica; # Para a implementação e gerenciamento de metodologias de ensino, como é o caso dos métodos ativos de ensino.

# Recursos computacionais de modelagem matemática e científica e de representação: Modellus; Tracker; Algodoo, Phyton, Tinkercad, Fritzing, Scratch, Phet Interactive Simulations.  

# Recursos computacionais para instrumentação científica: Phyphox, Physics Toolbox, Science Journal, Arduino, Tracker. 

# Recursos computacionais para auxiliar em metodologias didáticas: Plickers, Google Classroom, Microsoft Teams, Kahoot. 

Nas atividades aliamos o desenvolvimento de uma estratégia exploratória, como a modelagem científica e a resolução de problemas, para realizar a análise física, associada ao uso das tecnologias computacionais, as quais comumente são de livre acesso (open source).